quarta-feira, abril 02, 2008

Justiça Restaurativa


A Justiça Restaurativa é um encontro entre as pessoas diretamente envolvidas numa situação de violência ou conflito, seus familiares, amigos e comunidades. O encontro é orientado por um ordenador e segue um roteiro pré-definido, proporcionando um espaço seguro e protegido para as pessoas abordarem o problema e construirem soluções para o futuro.

A abordagem tem foco nas necessidades determinantes e emergentes do conflito, de forma a aproximar e co-responsabilizar todos os participantes com um plano de ações que visa a restaurar laços sociais, compensar danos e gerar compromissos de comportamentos futuros mais harmônicos.

Participação é muito Importante



Em São Paulo existem diversas iniciativas na área da Infância e Juventude, com projetos em curso nas regiões de São Caetano do Sul, Guarulhos, Campinas e na Capital (Heliópolis). O Tribunal de Justiça consolidou várias parcerias institucionais, inclusive com a Secretaria Estadual da Educação, o que permitiu um novo olhar sobre os conflitos nas escolas. As práticas restaurativas se apresentam como uma resposta eficaz na prevenção da violência, constituem espaços de efetiva responsabilização e envolvimento comunitário e familiar, contribuindo assim para o enraizamento de uma cultura de paz.

Howard Zehr é reconhecido mundialmente como um dos pioneiros da justiça restaurativa. Atualmente é professor de Sociologia e Justiça Restaurativa no curso de graduação em Transformação de Conflitos da Eastern Mennonite University em Harrisonburg, Virginia, EUA, e co-diretor do Center for Justice and Peacebuilding.

Criou e dirigiu a iniciativa que hoje é chamada Centro de Justiça Comunitária, o primeiro programa de reconciliação entre vítimas e infratores dos Estados Unidos. Além de professor e escritor, Howard Zehr
é também consultor, conferencista e multiplicador internacional, atendendo a profissionais de direito e instituições no mundo todo.

O Prof. Howard Zehr continua atuando dentro do sistema de justiça criminal dos Estados Unidos, dando suporte ao trabalho com as vítimas. Hoje vem orientando seu trabalho de pesquisa para o estudo das vítimas na justiça restaurativa e da sua aplicação nos casos de violência grave.

A convite da Associação Palas Athena e com o apoio da Secretaria da Reforma do Judiciário, nesta sua primeira visita ao Brasil, ministrará conferências em São Paulo, Brasília, Florianópolis e Porto Alegre.



9h Abertura Solene

9h15 Apresentação do Prof. Howard Zehr

9h30 Conferência Magna (com tradução simultânea)

11h Debate

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home


"THE RICH MUST LIVE MORE SIMPLY SO THAT THE POOR MAY SIMPLY LIVE." - Mahatma Gandhi